MARIANA BRITO CECCON
20 anos
Porto Alegre
DANÇA - Danço desde os meus dois anos de idade. Agradeço imensamente a minha mãe por ter percebido, ainda quando eu era bem pequena, o quanto dançar me alegrava. Dançando há praticamente 18 anos, posso afirmar que a dança é algo intrínseco a mim. O que me motiva a dançar? Ao realizar um movimento com meu corpo, sinto que sou capaz de mostrar para os outros uma emoção única, que pertence ao meu íntimo e que somente eu posso expressá-la. E é justamente essa sensação que me faz amar a dança. A sensação de estar em um palco e dançar olhando nos olhos de cada pessoa da plateia, de compreender que o público está sentindo o mesmo que eu. É isso me motiva a dançar.
CADICA - Ingressei na escola Cadica Danças e Ritmos em 2003, quando tinha oito anos. Fui para a escola com o intuito de estudar ballet, porém ao “espiar” as demais aulas pelos corredores me vi encantada pela dança flamenca. Aos 12 anos fui convidada para integrar a Cadica Cia de Dança.
FORMAÇÃO - Sou bailarina da Cadica Cia de Dança há quase oito anos. Junto ao grupo, realizei apresentações em diversas cidades do Rio Grande do Sul, bem como em outros municípios do Brasil. Em 2012, viajamos para a Coréia do Sul, onde representamos o Brasil no maior festival de folclore do mundo: CIOFF World Folkloriada. Além da experiência em dança flamenca, junto ao grupo adquiri conhecimento em dança gaúcha. Também estudei ballet clássico durante muitos anos – principalmente na infância e na pré-adolescência – e tenho experiência em dança de salão como samba de gafieira, tango, salsa, soltinho, forró, zouk, entre outros.
CONQUISTAS - Como comecei a dançar ainda durante a infância e na adolescência já integrava um grupo profissional, uma das maiores dificuldades que tive foi assumir responsabilidades desde muito nova. Enquanto a maioria dos meus colegas de aula se preocupavam somente com as obrigações escolares, eu tinha que ministrar o meu horário de forma que conseguisse assistir às aulas de dança, participar dos ensaios, viajar com o grupo e ainda estar em dia com as tarefas do colégio. E foi justamente essa experiência que me proporcionou as minhas maiores conquistas. A dança me oportunizou um amadurecimento precoce e um autoconhecimento muito grande. Todos esses anos dançando me proporcionaram um entendimento mais profundo sobre o meu corpo e minha mente. Além disso, tive a oportunidade de viajar para várias cidades do Brasil e do mundo e conviver com pessoas de outros países com culturas e valores distintos. Essas experiências me proporcionaram um enriquecimento cultural precioso.
RÚSSIA - Meu principal objetivo com essa viagem é mostrar a cultura, os valores e as tradições dos brasileiros e dos gaúchos. O povo brasileiro é sempre reconhecido pela sua alegria. Quero mostrar o quanto o nosso País é rico em cultura, o quanto a nossa música e a nossa dança são lindas e, principalmente, que somos uma nação animada e também politizada. Também estou ansiosa para conhecer a Rússia e descobrir quais outros países irão participar do festival. É importante aproveitar essa viagem para conhecer não só os hábitos e as culturas dos russos, mas também fazer amizades com pessoas de vários lugares do mundo. Estabelecer esses laços e viver essa experiência será muito especial.